Memórias mapeadas -  Yakushima
Yakushima
Yakushima

Foto: Márcio Morais

press to zoom
Yakushima in 8k
Yakushima in 8k

Vídeo

press to zoom
Matéria NYTimes
Matéria NYTimes

press to zoom
Yakushima
Yakushima

Foto: Márcio Morais

press to zoom
1/5

Clique sobre as imagens para acessar infos/ links

Yakushima II
 

Essa peça foi feita em estilo livre, usando adaptações de Sashiko (no mar) e do Kogin.  Essa é uma  técnica originária do norte do Japão, em que a linha do bordado passa por um número determi-nado de fios do tecido (fios contados -como o famoso ponto cruz), formando desenhos geométricos. Por ter muitas linhas no avesso, as peças ficavam bem espessos - o que ajudava a proteger contra o frio. 

A ilha foi bordada com o padrão de flecha, que é parecido com o Sugizashi, o cedro-japonês, tão emblemático em Yakushima. As linhas soltas são licença poética :) para  dar um visual mais orgânico. 

20220220_134519.png
Sashiko

Fazer manual que começou como uma costura de alinhavo usada por pescadores e camponeses para reparar peças e tecidos, no Japão do séc XVI. Com o tempo, diversas padronagens foram desenvolvidas, tendo como inspiração formas da natureza e elementos do cotidiano. O Sashiko surgiu como uma forma de ressignificar tecidos, itens preciosos no época {Leia mais aqui}.

E hoje fico feliz que ele possa ser uma representação de momentos importantes na vida das pessoas (sobre como surgiu essa ideia das Memórias Mapeadas, clique aqui).